terça-feira, 21 de abril de 2009

SSVP: O SONHO DE OZANAM


“Quero transformar o mundo numa grande rede de caridade.”

Essa frase resume todo o pensamento e a filosofia deste grande santo chamado ANTONIO FREDERICO OZANAM, o fundador da SSVP – Sociedade de São Vicente de Paulo.
Neste 23 de abril, comemoramos os 196 anos do nascimento daquele que foi considerado por João Paulo II, O exemplo e modelo de apostolado laical.
Frederico Ozanan nascido em Milão na Itália, filho de pai médico e caridoso e de mãe cristã ativa, teve no exemplo dos pais a motivação para a Caridade.
Ainda jovem, aos vinte anos, após uma provocação por parte de seus colegas que o questionavam a respeito da prática da caridade no meio Católico, o então estudante de Direito da Universidade de Sorbone, fundava no meio acadêmico, a primeira Conferência de Caridade, que um ano depois, passaria a chamar-se Conferência de São Vicente de Paulo, inspirada num santo da Igreja que tinha como carisma o grande amor pelos mais pobres e sofridos da sociedade.
A Conferência fundada por Ozanam tinha como alvo assistir as pessoas pobres que passavam fome e frio nos arredores de Paris.
Hoje a Sociedade de São Vicente de Paulo, através de seus Confrades e Consocias espalhados por mais de cento e trinta paises do mundo, atua matando a fome do pobre, levando o amor de Deus, resgatando dignidade e a cidadania de tantos que sofrem.
No mundo atual, a pobreza continua a ser um grave problema social e difícil de controlar. Nem o avanço da tecnologia e as mudanças culturais conseguiram controlá-la. Apesar do avanço econômico mundial, a má distribuição de renda continua a causar tanta desigualdade, e consequentemente fomentar o circulo vicioso da pobreza no nosso meio.
Tanto em Goiânia e em nosso País a realidade não é diferente: no meio de um bairro rico, muitas das vezes, encontra-se encrustrada uma comunidade pobre, excluída de bens e serviços e principalmente, excluídas de solidariedade. Pessoas expulsas do campo, que não tem onde morar, se instalam nas nossas periferias de forma desordenada e em condições frágeis de segurança, conforto e higiene, e que estão a nossa espera precisando de nossa ajuda
A SSVP, ou os Vicentinos como somos identificados, tem como missão ir ao encontro do outro, levar a mão amiga, o alimento que mata a sua fome, mas também leva a palavra de Deus, alimento da alma.
Cada membro de nosso movimento é chamado a doar-se a pelo menos a uma família, assisti-la “holisticamente”, visitando-a constantemente, se inteirando de todos os seus problemas, sendo ombro amigo para as horas difíceis, sendo verdadeiros anjos da guarda para aqueles a quem Deus nos confiou.
Nossa Sociedade possui uma rede de hospitais, ambulatórios, creches, asilos, funerárias, cemitérios, etc, todos trabalhando de maneira a minimizar os problemas dos mais carentes, formando dessa forma nos dias atuais um pequeno pedaço dessa rede de caridade, sendo mais um elo nessa imensa corrente do bem a que somos chamados a participar.
Precisamos estar em constante formação, entendendo as constantes mudanças do nosso mundo, nos preparando para acompanhar a evolução da nossa sociedade, inclusive sendo chamados a participar ativamente no meio político, contribuindo assim para a elaboração de eficientes políticas públicas na área social e que as mesmas sejam eficazes no combate a pobreza e a miséria.
Hoje quantos de nossos assistidos, plenamente resgatados, participam de nossas Conferências como membros ativos, tendo a experiência vivida em suas próprias vidas, o exemplo que os encorajam a se engajar neste trabalho de levar o Cristo Libertador para o Cristo sofredor que se encontra abandonado nas nossas periferias.
Somos todos chamados pela palavra de Deus e pelo exemplo de vida, a sermos juntos aos pobres, a semente de esperança, sal que dá vida, fermento que leveda as almas, luz da aurora dos novos tempos e prenuncio da bem-aventurança evangélica.
Assim como Ozanam que mesmo seriamente enfermo, nunca renunciou a sua missão, os Vicentinos dos dias de hoje, apesar das dificuldades, nunca desanimam e encontram forças de onde pensam que não tem, para superar obstáculos e poder construir a cada dia a plena realização do sonho de Ozanam de transformar o mundo numa grande rede de caridade e solidariedade.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.





JEOVÁ ALCÂNTARA
É Vicentino (Coordenador da Ecafo do Conselho Metropolitano) . Membro titular co Conselho Estadual de Saúde representando a Arquidiocese de Goiânia, é Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCG e Diretor de Ordenamento e Ocupação do Solo da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo de Goiânia.

3 comentários:

  1. Muito bom o texto do Cfd. Jeová parabéns

    ResponderExcluir
  2. Este artigo foi publicado na página 12 do Jornal Diário da Manhã do dia 22/04/09. Para conferir ver site no DM que é:http://www.dm.com.br

    ResponderExcluir