sexta-feira, 17 de julho de 2009

OZANAM: A VISÃO PROFÉTICO-POLITICA


Historicamente, sempre que a sociedade passa por crises, Deus suscita entre a humanidade pessoas iluminadas que apontam meios para uma reforma de costumes. Antonio Frederico Ozanam, o fundador da SSVP – Sociedade de São Vicente de Paulo, foi um desses que foi designado pela Providência Divina para advertir as pessoas desviadas das obras de caridade e ajudar os necessitados de amparo.
Como acontece com todos os Profetas, ele não foi compreendido. Quando ele afirmava que, além da esmola, obrigação de todos, o povo precisava de instituições que o tornasse melhor, o que se conseguiria com a introdução da democracia, muitos viam nele um agitador. O pensamento de Ozanam, exposto em seus diversos livros, convence que ele, possuía a visão do futuro. Antevia os acontecimentos. ”Hão de surgir novos céus e novas terras” e “diante da realidade, o primeiro dever do cristão é não atemorizar-se, e, não atemorizar os outros.
Perante as crises políticas e acima delas está a Providência Divina”. “Aprendi da História que a Democracia é o termo natural do progresso político, deixando assegurada a liberdade da Igreja”.
A presença de Ozanam junto às classes desprotegidas nele desenvolvia elevado senso social. E do Apostolado da Caridade ao Apostolado Social não houve quase intervalo. Como professor de Direito Comercial na Universidade de Sorbone penetrou fundo no problema da vida operária, apontando soluções depois aproveitadas na encíclica RERUM NOVARUM, do Papa Leão XIII.
Foi ele que esclareceu o “justo salário”, afirmando haver exploração quando a redistribuição real do salario é inferior às suas necessidades normais. Ozanam já afirmava em 1836, que “a questão que divide os homens é uma questão social, restando saber se a sociedade será a exploração em proveito dos fortes ou uma consagração para amparar os fracos.
Há os que possuem demais e os que nada possuem. Estes acabarão tomando aquilo que lhes estão negando. Uma terrível luta se prepara entre essas duas classes: de um lado o poder da riqueza, do outro o poder do desespero”.
Ozanam preocupava-se concretamente com as causas sociais e a defesa dos direitos humanos e já propunha além de salários mais justos, a existência de sindicatos como mediadores entre patrões e empregados, a participação dos empregados nos lucos da empresa, etc.
Como vemos, o Profetismo de Ozanam nos chega aos dias de hoje, onde somos convocados a nos envolver com as causas de nossos assistidos, pessoas que na maioria das vezes não conhecem seus direitos, e que como Profetas, temos o dever de ajuda-los a enxergar e a lutarem por uma vida digna, pois Jesus já afirmava em João 10,10 “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”.
Portanto, sejamos Profetas anunciadores da boa nova do Evangelho de Jesus Cristo, e que também não calemos nossas bocas e denunciemos as inúmeras injustiças cometidas em nosso meio.
Que o exemplo vivo de Ozanam seja sempre a inspiração para milhares de Vicentinos espalhados pelo mundo inteiro. Que façamos a diferença, pois a mudança depende apenas de nós.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

JEOVÁ ALCÂNTARA
É Vicentino. Vice Presidente do Conselho Central de Goiânia da SSVP, Membro Titular do Conselho Estadual de Saúde (Representando a Arquidiocese de Goiânia), Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCG e Diretor de Ordenamento e Ocupação do Solo da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Manhã de Louvor e reunião do C.C. Pe Pelágio


Próximo domingo teremos uma manhã com muito louvor e todos estão convidados a cantar para o aumento da fé.

Horário: 08:00 hs

Local: Salão do C. C. Pe Pelágio do St. Morada do Sol