sábado, 4 de julho de 2009

Novo presidente da conferência São João Evangelista

Neste dia 04/07/09 realizamos a eleição da conferência São João Evangelista e temos eleito com 5 votos o confrade Sebastião contra 4 do confrade Carlos.

Que o confrade Sebastião seja nosso sal e luz na presidência nos 3 anos provenientes de seu futuro mandato.

terça-feira, 30 de junho de 2009

SAÚDE PARA TODOS – QUAL A NOSSA MISSÃO?



O Art. 196 da Constituição Federal diz que a Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
Sabemos que temos o melhor “plano de saúde” do mundo, que é o SUS, mas paradoxalmente a isto, temos um atendimento na rede pública que deixa a desejar. Temos ainda muitas filas, falta de profissionais, falta de medicamentos, mau atendimento nos hospitais, etc...
Mas por quê isso ainda acontece? Se formos procurar as causas desta situação, com certeza encontraremos inúmeras respostas e questionamentos: faltam repasses regulares de recursos para os Municípios, falta administração eficiente no atendimento, falta às vezes, boa vontade de quem está na ponta do atendimento, pois não tem um salário justo e tampouco formação para isso. Falta mobilização e consciência por parte de população dos seus reais direitos a uma saúde de qualidade, onde suas demandas sejam atendidas de acordo com as suas necessidades, enfim, inúmeros outros questionamentos poderiam ser enumerados aqui para justificar ainda a freqüência de tantos fatos desagradáveis no atendimento de nossa população.
Então o que fazer? Como a população pode participar da melhoria deste sistema? A resposta é simples: PARTICIPAÇÃO.
Não basta apenas ficarmos inertes a espera que a solução caia do céu ou saia pronta dos gabinetes dos nossos gestores, temos que participar da elaboração e execução de políticas públicas de saúde, fiscalizarmos a aplicação de recursos, denunciar a má aplicação dos mesmos, etc.
Uma forma eficiente de garantir que o SUS seja eficaz é participarmos dos diversos conselhos de saúde, tanto a nível local, municipal, estadual e Federal. Mobilizando-nos de maneira organizada, que é garantida pela Lei 8.142/1990, teremos voz e vez dentro de todo o processo, sendo fiscais da aplicação dos recursos, onde sugeriremos novas fórmulas, estratégias e diretrizes capazes de controlar sua execução na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera de governo. Com isso, estaremos colaborando com os Governos no cumprimento do seu real dever, que é o de promover a saúde da população, sem discriminação ou privilégios.
Participando das conferências de saúde, os diversos segmentos organizados da nossa sociedade, aglutinados em busca de um único ideal, terão forças suficientes para cobrar o fiel cumprimento da Lei.
Agindo assim, seremos agentes atuantes na promoção da saúde de nosso povo, pois estaremos colocando os nossos talentos a serviço do próximo, sendo canais da graça de Deus na vida de tantos que não tem a oportunidade de estar lá defendendo seus interesses e necessidades.
Temos que ser sal e luz na vida de nossos irmãos mais carentes, iluminando seus caminhos, mostrando-lhes que existe alguém que se preocupa com suas angústias e seu sofrimento.
A Arquidiocese de Goiânia não poderia ficar de fora de todo esse processo. Ciente de seu papel na condução do povo que Deus lhe confiou, participa ativamente nos diversos Conselhos de nossa sociedade, levando suas propostas, discutindo idéias, formando Conselheiros, agentes e protagonistas da verdadeira justiça social, a se preocuparem com as necessidades dos mais pequeninos.
Convidamos você a se engajar nessa verdadeira “corrente do bem” em prol de uma saúde justa, igualitária e cristã. Procure um Conselho local de saúde e se coloque à disposição de sua comunidade e terás a certeza de estar fazendo uma verdadeira obra de amor e solidariedade.
Se todos nós tivermos esta iniciativa, em breve teremos, a nosso dispor, o melhor plano de saúde do mundo.
JEOVÁ ALCÂNTARA
É Vicentino, Conselheiro titular do Conselho Estadual de Saúde representando a Arquidiocese de Goiânia, Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCG e Diretor de Ordenamento e Ocupação do Solo da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo.