
Nascido na Itália, em 23 de abril de 1813, Antonio Frederico Ozanam viveu na França. Muito de sua vida de caridade e serviço aos pobres se deve particularmente ao pai, João Antonio um exemplo de caridade cristã. Este era médico oficial do exército napoleônico e cuidava gratuitamente de pessoas humildes que não tinham como pagar pelos cuidados médicos.
Junto de outros jovens cristãos, com o mesmo objetivo, fundou a Sociedade de São Vicente de Paulo, em 1833, uma instituição católica, mas de leigos, direcionada para dar abrigo e assistência aos pobres e aos excluídos.
Em 1997, o Papa João Paulo II, durante a solenidade de sua beatificação, na Catedral de Notre Dame, em Paris disse: "Frederico Ozanam é verdadeiramente um santo laico do nosso tempo". Sua festa litúrgica ocorre no dia 08 de Setembro, de sua morte.
Na semana do dia 08/09 os vicentinos do mundo inteiro fazem essa recordação e nós vicentinos vinculados ao Conselho Metropolitano de Goiânia, iríamos faze-la na Assembléia Vicentina da Cidade de Goiás nesta data, porém cancelaram a mencionada Assembléia com medo da Nova Gripe. Foi recordando essa data que no último sábado 19/09/09 fizemos com a missa na nossa paróquia a intenção de devoção à São Vicente de Paulo.É um gesto simples que realizamos com gosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário